O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação é uma forma de exercício contra-resistência, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Utiliza a força da gravidade (através de barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas.
Esta forma de treinamento físico é utilizada para fins atléticos (através da melhora no desempenho de atletas), estéticos (no desenvolvimento do volume muscular) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc).
A melhor forma de "ganhar" músculo mais rápido é fazer exercícios como a musculação e ingerir uma maior quantidade de alimentos ricos em proteína. Comer na hora certa os alimentos certos, descansar e dormir também também são dicas muito importantes para quem deseja aumentar a massa muscular.
Contudo, alguns indivíduos têm mais facilidade em ganhar massa muscular do que outros. Isso deve-se ao biotipo do indivíduo, que é o tipo de corpo que ele tem, que varia de uma raça para outra. Por exemplo, alguns são muito magros e as extremidades ósseas são facilmente vistas, outros são mais fortes, mesmo sem fazer exercícios, enquanto que outros são mais gordinhos, tendo menos músculo e mais gordura acumulada. Assim, os que são naturalmente mais fortes têm mais facilidade em ganhar massa muscular do que os que são naturalmente muito magros.
Suplementos para ganhar músculo
Para ganhar mais músculo rapidamente, pode-se ainda investir no uso de suplementos vitamínicos à base de proteína como o BBCAA ou o Feme, por exemplo. Mas é muito importante ingerir uma boa quantidade de calorias, ou o indivíduo emagrecerá, e este não é o objetivo.
Dieta para ganhar músculo
Quem deseja ganhar mais músculos deve ingerir uma boa quantidade de proteínas diariamente, pois elas são como os tijolos que formam os músculos. Alguns exemplos destes alimentos são as carnes, ovos e o queijo.
Recomenda-se ingerir 1.5 g de proteína para cada quilo de peso corporal. Por exemplo: se o indivíduo pesa 70 Kg, ele deverá ingerir cerca de 100 g de proteína diariamente para aumentar a sua massa muscular, seja na alimentação ou com o uso de suplementos.
Alimentação
Ter uma alimentação saudável é a parte mais importante para as pessoas que praticam musculação. Durante os treinos ocorrem microlesões musculares que precisam ser recuperadas para que ocorra o crescimento muscular. Essa reparação do tecido só acontece se houver proteínas disponíveis e isso se obtém na alimentação. O problema é que poucas pessoas conseguem manter uma dieta adequada e é aqui que entram os suplementos.
O processo de hidrólise é basicamente o que transforma cadeias longas e proteínas em cadeias menores. Isso torna o nutriente mais fácil de ser digerido e é rapidamente absorvido pelo organismo.
É uma proteína de excelente qualidade e com um preço que cabe no bolso de grande parte dos consumidores. Não é completamente pura, mas a quantidade de hidratos de carbono e gordura são consideravelmente menores se comparado a outros tipos. Ele consegue manter as frações benéficas da proteína e ainda é mais barato do que o tipo hidrolisado.
Alimentos pra Ganhar massa muscular
Os alimentos para ganhar massa muscular são alimentos ricos em proteínas que é o nutriente que ajuda na formação do tecido muscular como: